sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Aborto

Aborto é sempre aborto, voluntário ou involuntário. Morte é morte, natural ou provocada. Crime é sempre crime, embora possa ter ou não atenuantes.
Não sou possuidor da verdade, e tudo quanto expresso aqui é a minha opinião, tão respeitável quanto as dos outros.
Mas isto de ser ou não ser crime, faz-me meditar no seguinte:Roubar um pão é crime, mas o montante do prejuízo merece a compreensão da sociedade, e é impensável que o autor do roubo seja julgado e condenado a prisão efectiva! Já se roubar toda padaria o caso muda de figura jurídica.
Imaginem que uma pessoa encomenda um projecto para casa e depois inicia a sua construção. Já a casa está com todos os seus alicerces quando resolve, por qualquer motivo, anular a construção e novamente limpar o terreno.Pergunta-se: Destruiu-se uma casa ou deitou-se abaixo apenas algumas pedras?
Ora o mesmo se aplica com as gravidezes. Para mim, criança só é criança quando estiver cá fora e der o primeiro grito de vida.
Casa só é casa quando tiver o certificado de habitalidade!Quantas não são deitadas abaixo por serem clandestinas?
Sei que a figura de comparar o casamento a uma empresa ou sociedade para gerarem seres humanos, em que atribuo à mulher o poder de decisão de levar ou não a final tal empreitada, causa uma certa perplexidade.
O Homem é um ser racional, e embora fazendo parte do Universo da natureza, mas não a respeita e dela faz uso até à exaustão dos seus recursos!Basta ver as previsões que dizem que já antes de 2050 já não haverá recursos nos oceanos. Os Chineses há muito que perceberam a necessidade controlarem o número de filhos por casal e legislaram nesse sentido.
Sei que é muito bonito, fica bem, é poético, fraterno e solidário, mas dizer que deve haver sempre lugar para mais um é, para mim, um erro crasso.
É como quando um navio vai ao fundo e pensar que há botes de salvação para todos os passageiros. Todos sabemos que não é assim, e em caso de naufrágio sabe-se que há prioridades.Salvam-se uns enquanto outros se afundam com o barco.
Termino, desejando que haja muita tolerância...


Sem comentários: