sexta-feira, 23 de março de 2007

Petição contra o Museu Salazar: uma ridícula bimbalhice

Recebi por e-mail, como provavelmente dezenas de milhar de portugueses, um texto indescritível sobre uma tal de petição contra um tal de Museu Salazar, ou até mesmo do Estado Novo.
É indescritível no palavreado e sobretudo na interpretação da lei fundamental, confundido o que é matéria histórica com pleno direito a ser como tal considerada, e acessível sob a forma de museu é inclusivé de aplaudir. É para mim uma sopina bimbalhice que cidadãos portugueses vivendo no século XXI venham tentar impedir a construção de um museu desta natureza, invocando para isso a democracia e o seu “acto fundador do 25 de Abril”. Abril serviu precisamente o propósito contrário: dar-nos a liberdade.
Não só nada tenho contra um museu Salazar como acho que a figura o merece. A memória é preciosa e conservarmos a memória da ditadura é das melhores vacinas que podemos auto-inocular.
Disponibilizo-me desde já para assinar uma petição contrária, favorável a um museu digno que explique às novas gerações a figura pequenina de António Salazar e o atraso económico, social e político a que condenou não um mas quatro ou cinco países graças à miopia política do “estadista” mais cobardolas que o século XX viu na Europa.
Penso, até, que o museu se perderá em Santa Comba Dão. Será bom para o “turismo” na região, sem dúvida, da mesma forma que o museu de cera é uma das Grandes Atracções da zona de Fátima. O fascismo não foi propriamente uma fase ridícula da nossa história, para ter um museu visitado pela malta do garrafão e condenado pela malta da sande de courato e da “petição na Internet”.


1 comentário:

Anónimo disse...

Fiz o teste "Serei Salazarista?" da revista Visão (nº733) de 03/2007.
Foi-me diagnosticado que "Foram 48 anos de massacre ideológico. É natural que ainda subsistam vestígios de salazarismo no seu subconsciente" =-S
Isto porque escolhi dois ítens tipo a)!
E eu a pensar que era 100% liberal...

Jay