domingo, 18 de março de 2007

Racismo - Boa lição

A seguinte cena aconteceu num voo da British Airways entre Johannesburgo (África do Sul) e Londres. Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe económica e viu que estava ao lado de um passageiro negro. Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.
"Qual o problema, senhora?", perguntou a comissária.
"Não está a ver?" ? respondeu a senhora "Vocês colocaram-me ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra cadeira".
"Por favor, acalme-se" ? disse a comissária "Infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponivel".
A comissária afasta-se e volta alguns minutos depois.
"Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe económica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar nem mesmo na classe executiva. Temos apenas um lugar na primeira classe".
E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:
"Veja, é incomum que a nossa companhia permita a um passageiro da classe económica se sentar na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstancias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável".
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:
"Portanto, senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe..."
E todos os passageiros próximos, que, estupefactos, assistiam á cena, começaram a aplaudir, alguns de pé!


1 comentário:

Anónimo disse...

Como individuo de raça negra, estas são situações que me aborrecem plenamente...
Mas o que de facto me choca mais, são os jovens que têm o acesso a tudo que nos rodeia serem racistas e terem comportamentos discriminatórios (Estamos ou não na era da informação? Como A.Toffler dizia não deveria ser o mundo uma aldeia global), Isso sim! é algo que me tira realmente do sério!!!
Eu sei que todos nós temos os nossos preconceitos ou ideias pré concebidas. Eu também as tenho! Mas todos os dias luto contra essas ideias básicas que por vezes me assolam.
Fui educada a ver todos os indivíduos por igual sem distinções. Fui ensinada a respeitar os outros. fui ensinada a ver mais além de; E fui alertada de que a ignorância não merece resposta. E esta máxima aplico em tudo na vida...
Tento ser sempre politicamente correcta para comigo e para com os outros. E aborrece-me imenso pessoas preconceituosas com a raça, sexo, relegião, nacionalidades, etc.
Todos os dias batalho contra isso...
Mas confesso que no fundo não tenho esperança que alguma vez este MUNDO seja de todos nós.
Sou Uma Cidadã do Mundo!

Jay