domingo, 28 de janeiro de 2007

Bancos? Quem são esses?!

As novas regras bancárias de cálculo até à milésima das taxas de crédito entraram em vigor. Questionado sobre este assunto, o Governador do Banco de Portugal afirmou que esta é uma medida que “se impunha” e que “não tinha a noção da dimensão do problema” até uma reunião que teve com a Sefin (associação de consumidores e utilizadores de produtos financeiros).Só aí, por terceiros portanto, o Governador se apercebeu que os “arredondamentos eram exagerados” e que “careciam de correcção”.
E porquê que aparentemente o BP não actuou? Por falta de meios? Não. Eu tenho uma noção mais ou menos boa do BP para saber que por falta de meios e de recursos não é. O BP tem muitos funcionários, muitos inspectores, no BP ganha-se bem ou razoavelmente bem, a vida não é feita de stress, troca-se de carro de 3 em 3 anos, enfim...
O BP tinha possibilidades para tal. Mas tem competências definidas? Ahá! É aqui que a porca torce o rabo! O BP não tem competências definidas para, imagine-se, fiscalizar o que os Bancos fazem! Sim, leram bem! E se não tem competências definidas, tão pouco tem o dever de alertar para que as definam! E muito menos pode alertar quem de direito para o que se está a passar quando, claro está, ignora totalmente o que se está a passar!
Acrescentaria eu também a avaliar pelas palavras do senhor Governador de que "não tinha noção", que me parece que se está completamente c-a-g-a-n-d-o no assunto!! É o funcionalismo público em todo o seu esplendor. E talvez porque algo está obviamente mal, ao BP serão atribuídas futuramente competências de "supervisão comportamental”, talvez para que as Afinsas e os arredondamentos bestas em taxas e o que por aí há mais que não se sabe, sejam atempadamente detectados e resolvidos.
Até lá sugiro que a Sefin, grupo de associados que notam na carteira quando os estão a roubar, substitua o BP nas suas funções de fiscalização. Sai mais barato, são mais eficazes e as reformas milionárias, se as houver, são pagas do bolso dos próprios...

Sem comentários: